Sarcopenia: o que é, sintomas e tratamento

Sarcopenia: o que é, sintomas e tratamento 27 out 2021

Por : Gran Giardino

Sarcopenia: o que é, sintomas e tratamento

Caracterizada pelo declínio progressivo de massa muscular, a sarcopenia está associada a perda de força nos músculos e redução do desempenho físico. Este é um processo natural do envelhecimento, que é agravado pelo sedentarismo e alimentação inadequada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

Causada principalmente por alterações hormonais e fisiológica, a sarcopenia compromete o equilíbrio, a coordenação motora e, em alguns casos, a autonomia e qualidade de vida do idoso, podendo inclusive desencadear um quadro de depressão. Doenças como câncer, infecções ou inflamações a longo prazo podem acelerar o processo de perda muscular, assim como uma internação, que desestimula o trabalho do músculo do paciente.

 

Sintomas e tratamento

Entre os principais sintomas estão a dificuldade para caminhar, aumento de risco de quedas, redução da independência do idoso, aumento de risco de doenças crônicas, como diabetes e osteoporose; e a redução da expectativa de vida. No entanto, a doença é silenciosa e muitas vezes demora a ser notada.

Para prevenir ou minimizar os efeitos desta patologia, exercícios físicos de resistência,  como musculação, e uma dieta equilibrada, rica principalmente em proteína, são os meios mais eficazes.  Esses hábitos devem ser levados durante toda a vida, visto que a prevenção contra a sarcopenia deve ter início antes mesmo dos 40 anos.

Isso porque mesmo em pessoas saudáveis, essa diminuição costuma ocorrer a partir dos 30 anos, com perda em torno de 1 a 2% ao ano. Manter-se ativo possibilitará a criação de uma “poupança muscular” que, aos primeiros sinais de perda muscular, se mostrará valiosa e eficaz na manutenção desta massa magra, proporcionando maior qualidade de vida e independência ao idoso.

O tratamento e a prevenção devem envolver sempre a orientação de profissionais de saúde, como geriatras, nutricionistas e um educador físico. Essa combinação contribuirá para manter a estrutura do esqueleto saudável.

Lembre-se de realizar anualmente um check-up completo e incluir tais especialidades em suas consultas.

No Gran Giardino, estimulamos nossos hóspedes a realizarem caminhadas diárias, uma maneira de tentar minimizar os efeitos da perda muscular natural. Além disso, contamos com consultas semanais com nossa médica especialista em geriatria e um cardápio especial, pensado por nossa nutricionista.

Quer saber mais? Fale conosco pelo WhatsApp  (19) 98196-8199 ou (19) 98818-5724.

 

Fonte bibliográfica:

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/sarcopenia-prevenida-musculacao-dieta-rica-proteinas.aspx

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco