Os principais benefícios da dança na terceira idade

Os principais benefícios da dança na terceira idade 04 fev 2022

Por : Gran Giardino

Os principais benefícios da dança na terceira idade

Não é muito difícil listar os principais benefícios da dança na terceira idade. Além disso, dançar é uma das maneiras mais divertidas de praticar um exercício físico, se movimentar e manter a energia lá em cima. Consequentemente, a atividade traz mais felicidade e satisfação para o dia a dia de quem a pratica, não é mesmo? Mas afinal, quais são os efeitos que a dança pode promover na terceira idade?

Para qualquer pessoa, em qualquer idade, dançar é muito benéfico por diversos motivos. Na terceira idade, isso não poderia ser diferente!

Preparamos uma lista com todos os benefícios da dança para os idosos, e explicamos o porquê desta ser uma ótima opção de exercícios para promover uma vida mais saudável na terceira idade!

 

Aumenta a flexibilidade

A prática da dança para os idosos possui um papel super importante na flexibilidade, ela age melhorando as articulações através do movimento, além de combater o sedentarismo (muito mais comum entre os idosos) e manter o equilíbrio do corpo como um todo.

 

Melhora a socialização

Um dos principais benefícios de praticar a dança na terceira idade é a maior oportunidade de socialização, fator super importante para combater a depressão e diminuir o estresse, comuns nessa idade. Além disso, a dança é capaz de aumentar a autoestima do idoso, por seu teor desafiador através dos movimentos, e pelo estímulo e prazer provocados pelos ritmos.

 

Promove o estímulo e oxigenação do cérebro

Dançar também coopera para o bom funcionamento do cérebro, mantendo-o em plena atividade e, aumentando assim, a sua oxigenação, fator muito importante para a saúde do idoso. Afinal, os estímulos provocados pela dança aumentam as conexões neurais, estimulando o aprendizado, raciocínio e memória, além de reduzir o estresse e a ansiedade.

 

Aumenta o equilíbrio e agilidade

A prática de exercícios físicos, como a dança por exemplo, aumenta a capacidade motora, melhorando o equilíbrio e agilidade, acabando com o sedentarismo e garantindo mais autonomia para o idoso, que pode se locomover sozinho com mais facilidade, diminuindo o risco de quedas, muito comuns na terceira idade e, que infelizmente, geram recuperações mais longas e dolorosas.

A dança é uma prática saudável que só faz bem para diversos aspectos do corpo e da mente, principalmente na terceira idade. Uma ótima maneira de manter o corpo em movimento e garantir uma vida mais saudável e feliz para os idosos.

Que tal espantar o sedentarismo? Se você tem uma pessoa idosa por perto, convide-a para dançar com você!

Para continuar conferindo diversas dicas de cuidados para a saúde do idoso, fique de olho aqui em nosso blog e também lá no Instagram.

 

 

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