O empoderamento feminino na terceira idade

O empoderamento feminino na terceira idade 25 mar 2022

Por : Gran Giardino

O empoderamento feminino na terceira idade

Com o passar dos anos, é comum acontecerem diversas mudanças para a pessoa idosa, sejam emocionais ou físicas. Muitas vezes, essas mudanças podem ser desmotivadoras, principalmente para as mulheres, que se enxergam em um corpo diferente e, por conta disso, acabam perdendo a vaidade e a sua autoconfiança. Aproveitamos o mês da mulher para falar sobre esse assunto tão importante! Afinal, é possível envelhecer com qualidade e manter o empoderamento feminino na terceira idade. Separamos algumas dicas para as queridas idosas que estão nessa fase e precisam superar os desafios do envelhecimento. Confira!

 

Por que o empoderamento feminino é tão importante?

O empoderamento feminino está ligado à consciência coletiva de como a mulher é vista na sociedade e o que precisa ser feito para que essa imagem mude, buscando os seus direitos e a equidade de gênero. Através do empoderamento, as mulheres são capazes de se impor e não permitir a inferiorização do seu gênero.

Apesar do empoderamento femino fazer parte de um coletivo, ele também precisa ser individual de cada mulher. Uma mulher consciente e autoconfiante conhece os seus valores, tem poder de decisão e se posiciona para reivindicar os seus direitos, tanto na sociedade como na sua vida pessoal.

 

Empoderamento feminino X Envelhecimento

Esse empoderamento pode se perder durante a velhice, um momento muito delicado, principalmente para as mulheres. O corpo muda, os pensamentos mudam muito, e a autonomia também. Na terceira idade, as capacidades físicas ficam mais limitadas e a pessoa idosa se torna muito dependente. Por conta disso, as mulheres têm mais dificuldade em manter a sua força e empoderamento nessa fase. É preciso buscar alternativas para melhorar essa condição e devolver um pouco da autonomia dessas mulheres, para que elas se sintam capazes de driblar esses desafios e recuperar a sua autoestima, autoconfiança e, consequentemente, o seu empoderamento.

 

Como se manter uma mulher empoderada na terceira idade?

É preciso buscar alternativas para manter o empoderamento feminino na terceira idade, procure sempre ajudar aquelas mulheres que estão próximas a você, um apoio de outra mulher pode fazer toda a diferença nesse processo! Fique atenta a cada detalhe e busque evoluir sempre, existem diversas maneiras de fazer isso, como por exemplo:

 

– Resgatar a vaidade

A vaidade é muito importante, principalmente na terceira idade, se cuidar é muito útil para recuperar ou construir uma autoestima mais elevada e ter um posicionamento mais confiante;

 

– Fazer atividade física

Fazer exercícios pode prevenir doenças, além de fortalecer o corpo, diminuindo o risco de quedas e gerando mais vitalidade, o que é capaz de impactar diretamente na autonomia;

 

– Cuidar da alimentação

Ter uma alimentação equilibrada faz toda a diferença para um envelhecimento saudável, prevenção de doenças e disposição no dia a dia.

 

– Ter hobbies

Praticar atividades de lazer é muito importante para manter a vida social ativa, aumentando os momentos de alegria e bem-estar;

 

– Interagir com pessoas

Manter a proximidade tanto de amigos como família é muito importante para que a pessoa idosa se sinta bem, isso a faz sentir muito importante e gera uma confiança maior. Além disso, é muito bom estar na presença de diferentes gerações, o que estimula a mente e a faz querer acompanhar as novidades a partir de opiniões e pontos de vista diferentes.

 

– Cuidar da saúde mental

Ter um acompanhamento psicológico auxilia muito nesse processo de envelhecimento e recuperação do empoderamento feminino. Além disso, cuidar da saúde mental diminui os riscos de depressão e melhora a qualidade de vida.

 

Essas são apenas algumas das dicas para aumentar a autoconfiança e manter (ou resgatar) o empoderamento feminino na terceira idade. Busque sempre alternativas que te façam bem e apoie as idosas próximas a você. É possível ter uma vida plena, feliz e com muita qualidade durante o envelhecimento. Seguiremos todas juntas, em busca da nossa identidade e empoderamento, em qualquer fase da vida!

Já segue o Gran Giardino no Instagram? Clique aqui para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco