Mitos e verdades sobre a terceira idade

Mitos e verdades sobre a terceira idade 08 abr 2022

Por : Gran Giardino

Mitos e verdades sobre a terceira idade

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou ao longo dos anos, mas o envelhecer ainda é um tabu para algumas pessoas, que carregam diversas crenças sobre a terceira idade e tornam essa fase muito assustadora, o que não é a realidade. Por isso, listamos os principais mitos e verdade sobre a terceira idade e desvendamos todos eles. Continue lendo e confira!

 

É possível viver feliz na terceira idade?

Muitos acreditam que a chegada da terceira idade pode acabar com os resquícios de vida que as pessoas têm e isso não é nem de longe uma verdade! É muito possível ser feliz nesse período da vida, muito mais do que se imagina. Para isso, é importante manter as interações sociais, atividades físicas, boa alimentação, estímulos cognitivos através da dança, jogos, leitura, entre outras atividades de lazer que estimulem os idosos. Porém, muito além disso, é preciso olhar com carinho para tudo o que viveu e encarar a feliz idade como algo muito positivo, enxergar com um olhar maduro tudo o que viveu e ainda pode viver, buscando sempre o melhor.

Devemos estimular os idosos, diariamente, para que se sintam felizes e otimistas no dia a dia, assim poderão viver uma rotina leve e tranquila, certos de que o amadurecimento é capaz de fazer muito bem, sem acreditar nos diversos mitos que rodeiam a terceira idade.

 

Os principais mitos e verdades sobre idosos

 

Todos os idosos têm problemas de memória

Mito! É comum associarmos a perda de memória aos idosos, mas isso não é uma regra e nem é um problema exclusivo da terceira idade. Nem todos os idosos têm dificuldade de memorização, alguns deles possuem uma memória muito boa.

Para evitar esse problema, é muito importante estimular a mente de diversas maneiras. Jogos de xadrez, jogos de memória, quebra-cabeça e uso da tecnologia são algumas das atividades que auxiliam nesse estímulo.

 

Os idosos são incapazes de aprender

Mito! Os idosos possuem a capacidade de aprender assim como os jovens, para isso é importante estimular a mente, como dito no último tópico, para que eles estejam sempre ativos e com vontade de aprender, exercitando o raciocínio e criatividade frequentemente.

Respeite a individualidade e avanço de cada um, nem todos os idosos serão capazes de aprender no mesmo ritmo, é necessário ter paciência e manter os estímulos, pois, assim como em qualquer idade, cada um possui suas limitações.

 

Idosos não gostam de tomar remédios

Verdade! Os idosos realmente têm dificuldades em tomar as medicações. Eles podem esquecer de tomar os remédios no horário ideal, o que pode trazer efeitos colaterais que prejudicam o organismo. É importante estar atento e cuidar para que eles tomem os remédios corretamente. Ajude o idoso da maneira que for possível e que ele se adapte melhor, anote os horários, crie alarmes, entre outras técnicas.

 

O paladar das pessoas muda na terceira idade

Verdade! É natural que em algumas fases da vida o apetite e necessidades alimentares irão mudar e com os idosos não poderia ser diferente. O nosso corpo passa por alterações fisiológicas e na terceira idade o apetite tende a diminuir, além de se tornar mais seletivo, fazendo com que o idoso rejeite alguns alimentos e queira consumir outros que antes não estava habituado. Converse sempre com o idoso e seja compreensivo.

 

Idosos não podem sair de casa

Mito! Esse é fácil, não é mesmo? É claro que isso não poderia ser verdade. Alguns idosos possuem dificuldades de locomoção, mas mesmo assim eles devem sair de casa e se movimentar, dentro das suas limitações. As atividades físicas como caminhada, alongamento, pilates e outros, são muito importantes para a saúde do idoso, tanto física quanto mental.

Em resumo, a terceira idade traz consigo diversas mudanças para o corpo e mente dos idosos, porém isso não é motivo para se assustar e nem para ficar parado, é preciso se movimentar!

O movimento faz muito bem para o corpo e a mente, trazendo mais alegria para a rotina. Apoie e converse sempre com os idosos, para que eles se sintam acolhidos e otimistas em relação à vida. É possível viver muito bem e com autonomia na feliz idade. Independente das limitações, esse deve ser sempre o objetivo.

Para mais dicas, nos siga também no Instagram @grangiardino e fique por dentro de tudo que acontece no nosso residencial!

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco