Meditação: uma prática benéfica aos idosos

Meditação: uma prática benéfica aos idosos 28 set 2021

Por : Gran Giardino

Meditação: uma prática benéfica aos idosos

Principalmente na terceira idade, adotar práticas mais saudáveis e que auxiliem na promoção de uma vida com mais qualidade é essencial para que os idosos sejam mais ativos e independentes. Conhecer a si próprio e reconhecer suas limitações faz parte deste processo, que pode ser estimulado pela prática da meditação.

A técnica, considerada de origem milenar, permite conduzir a mente para um estado de calmaria e relaxamento do corpo e da mente, por meio de métodos que envolvem postura e foco. A base da meditação é a respiração – essencial para a concentração e relaxamento – além de uma postura ereta e alinhada.

Na melhor idade, a prática proporciona benefícios que vão além da melhoria da respiração e correção da postura, garantindo mais qualidade física e mental aos idosos. Conheça algumas:

✔ Reduz o estresse e a ansiedade:

A prática promove o relaxamento do corpo, reduzindo a produção de cortisol, hormônio do estresse.

✔ Sensação de bem-estar:

Durante a técnica, a frequência cardíaca diminui, provocando uma maior concentração de dopamina e serotonina, hormônios relacionados a felicidade e satisfação.

✔ Mais disposição:

A prática reduz as dores físicas, regula a função intestinal e melhora o sistema imunológico do idoso, por isso, a grande maioria dos praticantes sentem-se mais dispostos no dia a dia.

✔ Prevenção de doenças:

Por reduzir o estresse e ansiedade, minimiza problemas como insônia e depressão. Além disso, estudos apontam que a prática também é capaz de reduzir os riscos de desenvolvimento de Alzheimer.

Caso nunca tenha meditado e não saiba por onde começar, é importante entender que pode levar um tempo para que você consiga se desconectar e iniciar uma jornada de meditação. Por isso, é essencial criar o hábito de praticar, sendo sempre persistente e paciente.

Para facilitar, reserve diariamente um tempo do seu dia para meditar; pratique-a em um local tranquilo, longe da agitação; escolha uma postura confortável; fique atento a sua respiração, você deve usar os seus pulmões completamente; tenha foco e atenção; e, se preferir, comece com uma meditação guiada, é possível encontrar diversos aplicativos, vídeos e áudios neste sentido, disponíveis e gratuitos.

 

Referência bibliográfica:

https://www.masternursing.com.br/meditacao-na-terceira-idade/

https://piraprev.sp.gov.br/noticias/meditacao-para-idosos-principais-beneficios-para-a-saude/

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