Falta de apetite no idoso com Alzheimer

Falta de apetite no idoso com Alzheimer 18 fev 2022

Por : Gran Giardino

Falta de apetite no idoso com Alzheimer

A doença de Alzheimer é comum nos idosos e, infelizmente, suas causas são desconhecidas e não há cura para ela. Porém, é possível manter hábitos mais saudáveis e cuidados especiais para garantir a qualidade de vida do idoso com Alzheimer.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a falta de apetite no idoso com Alzheimer, algo muito comum e que pode atrapalhar demais a rotina, além de ser prejudicial à saúde. Você sabe lidar com essa situação?

Conversamos com a nossa nutricionista Giuliana Bastos Esteves e separamos as principais dicas de alimentação para idosos com Alzheimer. Continue lendo para não errar mais durante as refeições e garantir uma rotina muito mais saudável e tranquila!

 

– Fracione as refeições, oferecendo pequenas porções ao longo do dia

O primeiro passo é fracionar as refeições, dessa forma a ingestão acaba sendo mais gradual, o que facilita a alimentação para o idoso com Alzheimer, tornando esse momento mais tranquilo!

 

– Introduza suplementos alimentares para aumentar a oferta calórica e proteica, de acordo com as patologias de base

Introduzir suplementos também é muito importante como uma forma de complementar a alimentação e, além disso, suprir algumas vitaminas necessárias.

 

– Utilize alimentos calóricos para enriquecer as preparações

Alguns alimentos como leite em pó, mel, aveia, geléias e outros, podem ajudar nesse enriquecimento. Ao fazer o preparo dessa maneira, torna-se mais fácil garantir a ingestão das calorias diárias necessárias.

 

– Evite estímulos durante a refeição

É muito importante evitar estímulos que causem distração, o que pode tornar o momento das refeições ainda mais difícil do que já é. Mantenha a televisão desligada e evite locais com conversas paralelas. O ideal é escolher o ambiente mais calmo possível durante a alimentação.

 

– Experimente mesclar diversão e alimentação na rotina das refeições

Complementando a dica acima, é preciso garantir o foco do idoso naquele momento da refeição. Por isso, chame sempre a atenção para si e não para o ambiente externo. Procure criar um momento lúdico na rotina das refeições, isso é capaz de gerar um maior interesse do idoso. Cantarolar, contar histórias e fazê-lo rir com você pode ser um super incentivo para ele começar a curtir a hora das refeições.

 

– Não force o idoso a se alimentar, pois isso pode deixá-lo estressado

Conforme falamos até aqui, a ideia é trazer o interesse do idoso para esse momento. A ideia não é deixá-lo irritado, e forçá-lo a se alimentar pode acarretar isso. Portanto, a premissa é ter muita paciência e carinho durante as refeições!

 

– Adapte a consistência dos alimentos de acordo com a melhor aceitação do idoso

Essa situação é bem comum de acontecer, portanto quando houver algum desinteresse pelo alimento, busque entender como mudar isso, alterando a consistência e tentando incluí-lo de outra forma na rotina. Assim, será muito mais fácil fazer com que o idoso consuma os nutrientes necessários.

 

– Colocar cores no prato para despertar a atenção do idoso

Por último, mas não menos importante, colocar cores no prato também se encaixa perfeitamente na questão de criar um ambiente lúdico. Busque sempre montar o prato de forma colorida e atrativa para que o interesse do idoso possa ser despertado, tornando a hora da refeição muito mais simples e agradável!

O segredo principal é a paciência. Vá fazendo testes e observando de qual maneira o idoso se adapta melhor à rotina. Comece a praticar hoje mesmo e perceba mudanças significativas!

E aí, você já sabia de todas essas dicas? Conta pra gente no Instagram e não se esqueça de ficar de olho em nossas dicas por lá também! Siga o Gran Giardino para acompanhar tudo e garantir a feliz idade dos idosos que você tem por perto.

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco