Diabetes, envelhecimento e a saúde do idoso

Diabetes, envelhecimento e a saúde do idoso 10 nov 2021

Por : Gran Giardino

Diabetes, envelhecimento e a saúde do idoso

O diabetes é uma doença crônica, que se caracteriza por níveis constantemente altos de glicemia. Os principais sintomas são sede, perda de peso rápida, fome constante, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, dificuldade de cicatrização, infecções frequentes e visão embaçada.

A população idosa é a que está mais sujeita à doença, por conta dos efeitos naturais do envelhecimento, como a redução da funcionalidade de vários órgãos, a perda de massa muscular e os fatores de risco: obesidade, sedentarismo, pressão alta, colesterol elevado e o uso de certas medicações, que são reflexo de hábitos vividos durante toda a vida.

De acordo com a Diretriz de Cardiogeriatria – documento que norteia a linha de cuidados com idosos, produzido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) – a mortalidade provocada pelo diabetes aumenta conforme o avanço da faixa etária. Dos 65 aos 75 anos, cerca de 20% dos óbitos estão relacionados com a doença; dos 75 ao 85, o índice sobe para 30%; e, após os 85 anos, atinge 35%.

 

Por que o diabetes em idosos é tão comum?

Uma das razões para o aumento da incidência de diabetes em idosos é a diminuição da produção de insulina pelo organismo, o que aumenta a quantidade de açúcar na corrente sanguínea e sobrecarrega o pâncreas. A diminuição da prática de exercícios físicos, muito comum nessa fase da vida, também é um dos fatores agravantes. Isso porque os músculos consomem glicose e contribuem para regular os níveis dela no sangue. Com a sarcopenia e a falta de exercícios, o índice de gordura no corpo cresce, aumentando a resistência à insulina e abrindo espaço não só para o surgimento do diabetes tipo 2, mas também para suas complicações.

Idosos com diabetes têm risco aumentado para síndromes geriátricas, como polifarmácia (uso de quatro ou mais medicamentos), déficit cognitivo, incontinência urinária, quedas e dor crônica.

A solução mais indicada para tentar evitar o desenvolvimento do diabetes, segundo o endocrinologista vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, João Salles, é a realização de atividades aeróbicas ou de resistência, como, por exemplo, caminhadas e musculação.

 

Cuidados com idosos que apresentam a doença

O diabetes exige alguns cuidados, que são para o resto da vida, tanto para o idoso, quanto para a família. É preciso mudar os hábitos para o tratamento, desenvolvendo com o idoso a rotina de medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar a alimentação, além de procurar apoio psicológico, quando necessário.

Para o bom controle da doença, é importante que o paciente e seus familiares estejam atentos a alguns fatores. São eles:

  • Manter os níveis de colesterol e triglicérides adequados;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Estabelecer um planejamento alimentar adequado;
  • Realizar acompanhamento médico constante.

Além disso, como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, realizada por educadores certificados na doença.

Eles ensinarão os pacientes a realizarem seus próprios cuidados, para estarem mais preparados para as mudanças de comportamento e aspectos psicossociais.

No Gran Giardino Residencial Sênior temos uma equipe especializada para proporcionar qualidade de vida aos hóspedes, com foco nos cuidados, na alimentação saudável e no bem-estar para um envelhecer qualificado e prazeroso!

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco