Como prevenir dermatites e úlceras de pressão em pessoas idosas acamadas

Como prevenir dermatites e úlceras de pressão em pessoas idosas acamadas 19 nov 2021

Por : Gran Giardino

Como prevenir dermatites e úlceras de pressão em pessoas idosas acamadas

Após os 60 anos, as doenças dermatológicas se tornam mais frequentes, pois a pele perde a firmeza e a elasticidade, tornando-se mais frágil e vulnerável às lesões e infecções, principalmente em idosos acamados.

Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados, que ajude a prevenir possíveis irritações e proporcione conforto e bem-estar ao idoso, evitando o risco de problemas, como dermatites e úlceras de pressão.

 

O que são dermatites e úlceras de pressão?

As dermatites são reações da pele, causadas por diferentes fatores e que provocam sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas em diferentes áreas do corpo. Elas podem surgir na região íntima, na parte interna das coxas e na parte inferior do abdômen. Normalmente, estão associadas à incontinência urinária e/ou fecal, comum em idosos que fazem uso de fraldas. São causadas pelo atrito da pele com a urina, que pode inflamar e causar muita dor e desconforto.

Já as úlceras de pressão – também chamadas de úlceras de decúbito ou escaras – são lesões que aparecem por causa da pressão prolongada sobre a pele, comum em pessoas idosas que têm capacidade limitada e precisam ficar muito tempo deitadas. Geralmente surgem no quadril, cóccix, tornozelos e calcanhares.

 

Como prevenir?

Dermatites

Para prevenir as dermatites, é fundamental manter uma rotina de higiene, seguindo os três passos principais: limpeza, hidratação e proteção.

A higienização da área íntima deve ser realizada a cada troca de fraldas, com algodão embebido em água ou com lenções umedecidos, enriquecidos com hidratante.

Para proteger, uma boa opção são os chamados cremes barreira, que previnem a irritação pelo contato direto com a urina, pois formam uma espécie de película na pele. Esse tipo de produto não deve ser totalmente retirado a cada troca de fralda, porque a fricção pode aumentar a sensibilidade e o risco de lesões.

Úlceras de pressão

A forma de prevenir úlceras por pressão é mudar frequentemente a posição do idoso acamado – a cada duas horas, no máximo – além de uma boa higiene da pele, que deve estar sempre limpa, hidratada e seca.

A higienização deve ser feita de forma delicada, sem esfregar a pele, pois as fricções aumentam o risco de lesões. É importante que os locais de pressão sejam sempre examinados e, ao encontrar alguma área afetada, o idoso deve ser reposicionado.

Utilizar travesseiros, colchões, acolchoamento de espuma, entre outros itens específicos, também é uma alternativa para reduzir as lesões.

No Gran Giardino Residencial Sênior nossa equipe está sempre preparada para realizar os cuidados adequados aos idosos acamados.  Contamos com cuidadores especializados em tempo integral, além de supervisão médica e de enfermagem. O residencial também conta com a retaguarda 24h do médico e do enfermeiro.

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco