Como dar banho em idosos? Confira as principais dicas!

Como dar banho em idosos? Confira as principais dicas! 02 abr 2022

Por : Gran Giardino

Como dar banho em idosos? Confira as principais dicas!

Você sabe como dar banho em idosos da maneira adequada? Se você ainda tem dificuldades nesse momento, fique tranquilo! É comum o idoso se incomodar e, até mesmo, querer recusar o banho. Geralmente alguns idosos não gostam de tomar banho, mas saiba que você pode tornar esse ritual um pouco mais simples com algumas técnicas! Confira as dicas que preparamos e torne esse momento muito mais agradável.

 

Crie uma rotina

Escolha o horário mais agradável para o idoso e faça disso uma rotina. Ter um horário fixo para a atividade contribui para que o idoso se acostume com a rotina e com o fato de que naquele momento será a hora do banho.

 

Não entre em confronto

É importante não confrontar o idoso, muitos deles não gostam de tomar banho e podem tornar essa situação muito complicada, principalmente idosos que possuem Alzheimer e podem se esquecer dos fatos, alegando já terem tomado o banho por exemplo. Não confronte, espere um tempo e depois tente dar o banho em outro momento do dia.

 

Estimule a independência

Estimule a independência do idoso, em todos os aspectos possíveis, inclusive para os cuidados pessoais, como escovar os dentes e pentear os cabelos. Esteja por perto para auxiliar quando for necessário, mas deixe que ele execute as tarefas sozinho, conforme a sua capacidade. Isso é muito importante para que ele se sinta seguro de si e sua coordenação motora continue sendo estimulada.

A higiene do idoso deve ser feita de maneira adequada, além de manter esse momento livre de estresse e desconforto. Se feito da maneira correta, o banho pode se tornar um momento muito prazeroso, além de benéfico para a circulação e saúde como um todo.

Aqui, no Gran Giardino, nós prezamos sempre pela qualidade de vida dos nossos hóspedes, além de garantir que o bem-estar de todos seja preservado. A seguir, listamos um passo a passo para o momento do banho, que nós mesmos seguimos e está exibido em todos os nossos banheiros. Para nós, o padrão de serviço importa muito, zelamos pela qualidade, sempre com muito carinho.

 

  • Separe os itens de higiene pessoal;

 

  • Separe as roupas que serão vestidas no idoso após o banho;

 

  • Feche portas e janelas, para evitar correntes de ar;

 

  • Retire acessórios que possam vir a machucar o idoso, como pulseiras ou relógios;

 

  • Adeque a temperatura da água, que deve ser sempre morna;

 

  • Execute o banho a partir dos membros superiores, finalizando com os inferiores (começar pela cabeça e terminar pelos pés);

 

  • Lave bem entre os dedos das mãos e dos pés, e observe a presença de fungos ou feridas;

 

  • Faça a barba, cheque as unhas e cuide da higiene oral;

 

  • Lembre-se sempre de aplicar hidratantes executando massagens leves, a hidratação é essencial para ativar a circulação sanguínea e manter a elasticidade da pele, evitando lesões.

 

Dicas bônus:

 

Cultive a vaidade

É importante manter a vaidade cultivada nos idosos, ela é capaz de elevar a autoestima e, consequentemente, melhorar o humor e a convivência de uma maneira geral. Faça isso por meio do uso de acessórios, roupas limpas e cheirosas, perfumes, entre outros.

 

Converse bastante

Lembre-se de conversar com o idoso no momento do banho, explicando o que está sendo feito. Essa técnica é capaz de evitar atritos, principalmente em idosos com Alzheimer. Uma boa conversa estreita o vínculo e torna toda a rotina muito mais agradável e tranquila. Quanto mais conversa, carinho e troca, mais confiante o idoso estará na sua presença, em todos os momentos.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que o momento do banho será muito mais simples e prazeroso para todos vocês. Agora que você já sabe o passo a passo de como dar banho em idosos, essa atividade se tornará mais agradável!

Já segue o Gran Giardino no Instagram? Clique aqui para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco