A importância da amizade na terceira idade

A importância da amizade na terceira idade 15 jul 2022

Por : Gran Giardino

A importância da amizade na terceira idade

Na terceira idade, o convívio social é ainda mais importante do que na juventude, principalmente a vivência entre amigos queridos! É fundamental estar constantemente entre amigos, por isso a grande importância da amizade na terceira idade. A amizade entre os idosos é vital para manter o acolhimento, apoio e sensação de segurança que eles tanto precisam nessa fase.

Aproveitando a proximidade do Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, vamos falar mais sobre a importância da amizade na terceira idade! Neste artigo, separamos os principais benefícios que uma boa dose de amizade pode trazer para os idosos!

 

Previne a depressão

A amizade é capaz de reduzir os riscos de depressão! Para prevenir o surgimento de quadro depressivo, é importante manter uma boa comunicação com o idoso, estar sempre disposto a ouví-lo e também praticar atividades diariamente, sejam caminhadas, exercícios físicos ou atividades recreativas como jogos em grupo.

A socialização é uma das principais aliadas contra a depressão em idosos e uma super aliada da saúde mental. Estar entre amigos é o que mais ajuda para que eles não se sintam sozinhos, se sintam ouvidos, amados e motivados!

 

Ajuda a evitar o sedentarismo

Se até pra nós é muito mais fácil fazer exercícios acompanhados, imagina só para os idosos! A prática de exercícios físicos é fundamental para evitar o sedentarismo, principalmente na terceira idade. A presença de amigos nesse momento pode tornar tudo mais prazeroso e despertar o desejo de praticar essas atividades sempre.

 

Auxilia na saúde física

Ficar muito tempo em casa sozinho não é adequado, principalmente para os idosos, apenas assistir à televisão e ficar muito tempo sentado pode aumentar os riscos de doenças como Parkinson e Alzheimer, além da depressão.

Manter uma rotina agitada e repleta de atividades físicas com os amigos é muito importante na terceira idade! A prática de exercícios em grupo é capaz de melhorar o humor, mobilidade, memória e desempenho cognitivo, evitando ou retardando o aparecimento de doenças mais comuns nesse período da vida. A participação de amigos nessas atividades, torna todo o processo muito mais prazeroso e faz com que o idoso sinta mais vontade de sair de casa com frequência!

Apesar das limitações individuais dos idosos, busque alternativas para que ele tenha uma participação ativa no dia a dia junto com a presença de seus amigos e companheiros, isso fará toda a diferença e com certeza irá trazer mais alegria para a rotina do seu familiar ou paciente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem também precisa saber dessas dicas e clique aqui para ficar por dentro de todas as nossas novidades no Instagram!

 

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco