Acompanhamento fonoaudiólogo na terceira idade: importância e benefícios

Acompanhamento fonoaudiólogo na terceira idade: importância e benefícios 20 dez 2021

Por : Gran Giardino

Acompanhamento fonoaudiólogo na terceira idade: importância e benefícios

Em decorrência da idade, o organismo do idoso torna-se mais suscetível a doenças que afetam o sistema cardiovascular, respiratório e neurológico. Esses quadros clínicos podem causar alterações na competência comunicativa, reduzindo a funcionalidade e independência do idoso, impactando negativamente seus relacionamentos sociais; além de alterações na deglutição e respiração, causando prejuízos nutricionais e pulmonares, com risco potencial para desnutrição e desidratação.

Desta forma, o profissional de fonoaudiologia torna-se fundamental para prevenir, amenizar e reverter patologias que impeçam o paciente de exercer a comunicação de forma plena (voz e audição) ou que prejudiquem sua deglutição, respiração e mastigação.

No Gran Giardino, a fonoaudióloga Sabrina Tobaldini trabalha semanalmente com os idosos por meio de exercícios cognitivos, que estimulam memória, linguagem e, principalmente, a deglutição. “Grande parte dos hóspedes possuem alguma demência e, consequentemente, apresentam tosses e engasgos frequentes, o que dificulta a alimentação”, conta.

De acordo com a profissional, além da disfagia (dificuldade em engolir), o principal distúrbio apresentado na terceira idade é a dificuldade para se comunicar, devido à perda auditiva e a voz enfraquecida. Por isso, as atividades terapêuticas são quase que majoritariamente direcionadas para fortalecer a musculatura orofacial e vocal.

Benefícios da fonoaudiologia na terceira idade

🔹 Prevenção e tratamento de problemas com deglutição:

É comum que idosos apresentem dificuldade para engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva. Neste sentido, a fonoaudiologia ajuda, por meio de exercícios que estimulam a musculatura, a melhorar o ato de mastigar, respirar e engolir.

🔹 Auxílio na escolha e acompanhamento do aparelho auditivo:

O envelhecimento natural do ouvido humano, a frequente exposição a ruídos, estresse e o uso incorreto de medicamentos, são fatores que contribuem para a perda auditiva. Esta deve ser acompanhada por um fonoaudiólogo, especialmente em caso de uso de aparelho auditivo.

🔹 Fortalecimento das cordas vocais:

Seja por mau uso dos mecanismos do aparelho vocal ou a perda de elasticidade natural na musculatura da laringe, na terceira idade é comum que queixas sobre rouquidão e dificuldade de projeção da voz apareçam. Para minimizar tais questões, o fonoaudiólogo é responsável por realizar um processo de reabilitação vocal, por meio de exercícios de fortalecimento da região.

🔹 Tratamento de doenças degenerativas e AVC:

A fonoaudiologia ajuda a preservar as funções cerebrais e prevenir doenças degenerativas – em especial as ligadas à demência. Além de auxiliar na recuperação das lesões causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Fonoaudiologia que faz o bem

Em 2019, o Gran Giardino recebeu uma hóspede que se alimentava, há três anos, apenas por sonda de gastrostomia endoscópica percutânea (GTT). Na época, Sabrina iniciou sessões de terapia fonoaudióloga com trabalho muscular. “Não havia nenhuma participação da paciente”, revela. “Foi um caso surpreendente. Em poucos meses, apenas com massagens musculares, logo ela voltou a se alimentar oralmente”.

Idosos em casa

Para os idosos que estão em casa, Sabrina aconselha que sempre sejam incentivados a realizar palavras-cruzadas e praticar atividades físicas. Pequenos hábitos que proporcionam benefícios incríveis para um envelhecimento mais feliz.

 

Referências bibliográficas:

https://comunicareaparelhosauditivos.com/fonoaudiologia-para-idosos/

https://www.fonosp.org.br/noticias/1352-o-papel-da-fonoaudiologia-diante-do-envelhecimento-populacional

https://guardioesdevidas.com/25/11/2019/confira-quais-sao-os-beneficios-da-fonoaudiologia-para-idosos/

https://residencialsaolucas.com.br/exercicio-de-fonoaudiologia/

https://saudelifecare.com.br/fonoaudiologia-para-idoso/

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco