A importância das atividades ao ar livre para idosos

A importância das atividades ao ar livre para idosos 13 jun 2022

Por : Gran Giardino

A importância das atividades ao ar livre para idosos

Com a chegada da terceira idade, muitas vezes é difícil encontrar atividades ao ar livre que sejam prazerosas e que mantenham o corpo em movimento. Os exercícios físicos atuam na mobilidade do corpo, mantendo a saúde e bem-estar, por isso é tão grande a importância das atividades ao ar livre para os idosos.

Separamos algumas dicas de como incluir atividades práticas na rotina, de forma a melhorar o humor e tornar o dia a dia do seu paciente ou familiar idoso muito mais dinâmico e divertido!

 

Por que fazer atividades ao ar livre?

Alguns idosos se sentem mais estimulados ao realizar exercícios no ambiente externo, a troca de ambiente é capaz de melhorar o humor e deixá-los muito mais empenhados nas atividades. Além disso, os elementos da natureza e o contato social tornam as atividades muito mais prazerosas.

Estar ao ar livre também tem seus benefícios físicos, além dos aspectos visuais e emocionais, como a produção de vitamina D e aquecimento do corpo em dias mais frios, favorecidos pelos raios solares. Além disso, atividades externas promovem diversos estímulos sensoriais através da audição, tato e olfato.

 

Atividades para fazer com idosos ao ar livre

 

Piquenique

Comer é bom demais, não é mesmo? Melhor ainda é fazer um lanchinho na grama, com o som dos pássaros ao fundo e enquanto observa uma natureza incrível ao redor! A primeira dica de atividade ao ar livre para idosos é o famoso piquenique. Separe uma cesta repleta de alimentos saudáveis e saborosos e escolha um ambiente calmo e com uma bela vista.

 

Exercícios físicos

Em segundo lugar, mas igualmente importante, estão os exercícios! Depois de um tempo, eles podem se tornar uma atividade monótona e chata, principalmente para os idosos. A dica essencial é: mude para o ambiente externo! Proponha exercícios funcionais, alongamentos e o que mais couber na rotina do idoso, dentro das suas limitações. Lembre-se de escolher horários em que a temperatura esteja amena e mantenha sempre a proteção solar em dia.

 

Jardinagem

A jardinagem está entre uma das práticas mais indicadas para garantir mais saúde e longevidade na terceira idade. Essa atividade é capaz de atuar na melhora do humor e autoestima, redução da ansiedade, estresse e sedentarismo, além de ser uma forte aliada contra a depressão. Afinal, quem não se sente super feliz cuidando das flores mais lindas ou daquela horta super diversa e cheia de alimentos
fresquinhos?

 

Jogos

Outra atividade super bacana para os idosos são os jogos. Essa é uma oportunidade de “voltar” à infância e se reconectar com a criança interior. Jogos como voleibol, dardos, frisbee, badminton e jogos de argolas podem ser uma ótima opção! Lembre-se de observar as limitações e estar presente durante essas práticas, cada idoso tem as suas características e pode não conseguir realizar todas as atividades. Preze sempre pela segurança e acompanhe essa atividade que tem tudo para ser incrível.

 

Festas

As festas, na maioria das vezes, realizadas em ambientes internos, podem ser feitas ao ar livre para sair da rotina e apreciar um belo dia de sol! Aqui, no Gran Giardino, os nossos hóspedes adoram as festas realizadas no jardim. Opte por essa opção em dias mais quentes, usando os locais de sombra e aproveitando tudo que a natureza oferece de mais lindo, desde o visual até os sons dos pássaros cantando.

 

Caminhada

Por último, mas não menos importante, está a caminhada. Essa é a atividade mais frequente e a maioria das pessoas a realiza. O nosso lembrete é: mesmo apostando nessas atividades mais diferentes e dinâmicas, jamais deixe de lado a boa e velha caminhada.

Os idosos adoram andar e a caminhada alivia o estresse e ansiedade, além de melhorar o humor e a mobilidade, fazendo um bem para a saúde de maneira geral. Saiba respeitar os limites do idoso e promova passeios externos diariamente. Você irá perceber a diferença que essa atividade é capaz de fazer!

Além dos exemplos citados acima, algumas atividades que são geralmente planejadas no ambiente interno podem ser adaptadas para serem feitas ao ar livre, como por exemplo: fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, atividades educacionais, rodas de conversa, leitura, atividades religiosas (cultos, celebrações, etc). Faça as adaptações necessárias e saiba promover mudanças na rotina!

Vale lembrar que é muito importante respeitar a autonomia dos idosos e sempre acompanhá-los nessas atividades ao ar livre. Esteja atento à hidratação, horários, clima e local escolhido. Basta seguir esses cuidados essenciais e aproveitar esse momento de lazer em grupo com a companhia da natureza!

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