8 cuidados com idosos no inverno

8 cuidados com idosos no inverno 03 jun 2022

Por : Gran Giardino

8 cuidados com idosos no inverno

O inverno ainda não chegou oficialmente, mas as temperaturas estão caindo pelo Brasil todo. Essa época do ano faz com que a saúde dos idosos fique mais frágil, tornando-os mais propensos a doenças típicas dessa estação.

Segundo a OMS, as complicações de saúde aumentam 30% no inverno e de acordo com a Sociedade de Geriatria e Gerontologia (SBGG), os principais riscos à saúde durante o inverno são: hipotermia, doenças respiratórias e agravamento das dores reumáticas.

É muito importante redobrar os cuidados com os idosos nessa época do ano. Por isso, separamos 8 dicas de cuidado com idosos no inverno que vão te ajudar a cuidar do seu paciente ou familiar. Continue lendo!

 

1 – Banhos

Evite banhos muito quentes, pois a alteração drástica de temperatura é perigosa para os idosos. Escolha o horário mais quente do dia, para que esse momento seja o mais agradável possível.

 

2 – Hidratação da pele

A hidratação é muito importante! Ainda no banheiro, aproveitando o vapor do chuveiro, hidrate bem a pele com cremes extremamente hidratantes e, além disso, use hidratante labial frequentemente. Isso evita irritações e o ressecamento excessivo, que pode ser muito desconfortável para o idoso.

 

3 – Roupas quentes

Mantenha o idoso sempre muito protegido com roupas e acessórios, mesmo dentro de casa. Abuse das roupas quentes, como gorros, luvas, meias e cachecóis.O uso de segunda pele pode ser útil também para manter a temperatura corporal interna, além de mantas e xales que auxiliam na manutenção da temperatura corporal também.

 

4 – Alimentação

Outra dica muito importante é manter uma alimentação adequada, para que a imunidade seja mantida. Para uma alimentação saborosa e confortável, as sopas são uma ótima opção, além de bebidas quentes como chás, chocolate quente e café (para quem não possui restrições). Não se esqueça também de oferecer muita água ao idoso. No inverno a sede é menor, o que propicia a desidratação.

 

5 – Exercícios físicos

No frio, é comum termos mais preguiça de nos exercitar, não é mesmo? Não desista dos exercícios físicos! Continuar a prática da fisioterapia e alongamentos com idosos é essencial para combater a imobilidade, que pode ser muito recorrente nessa estação.

 

6 – Ambiente arejado

Nos momentos mais quentes do dia, não deixe de abrir portas e janelas, é importante manter o ambiente arejado e deixar o sol entrar, além disso, aproveite os momentos mais quentes e de sol para fazer passeios ao ar livre com o idoso, o sol ajuda a manter a produção de vitamina D, essencial para a saúde.

 

7 – Vacinação

Lembre-se de manter a vacinação em dia! Covid, gripe, pneumonia, todas essas estão disponíveis na rede de saúde pública. Mantenha o calendário atualizado anualmente.

 

8 – Atenção à saúde

A última, mas não menos importante dica é evitar o uso de antibióticos ou outras medicações sem indicação médica. Caso o idoso apresente sintomas de confusão mental, calafrios ou dificuldades respiratórias, informe o seu médico de confiança rapidamente.

Esteja sempre atento a esses cuidados especiais no inverno e procure ajuda médica caso necessário.

Já segue o Gran Giardino no Instagram? Clique aqui para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

 

Fonte:
Entrevista da Dra. Mariana Kairalla para a rádio Jovem Pan
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/atencao-saude-do-idoso-requer-mais-cuidados-no-inverno/
https://sbgg.org.br/11-dicas-para-cuidar-da-saude-do-idoso-no-frio/

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco