6 dicas para evitar o estresse em idosos

6 dicas para evitar o estresse em idosos 09 maio 2022

Por : Gran Giardino

6 dicas para evitar o estresse em idosos

O aumento dos níveis de estresse é originado por diferentes causas e se torna muito comum na terceira idade. Essa situação gera desconforto e pode ser perigosa para a saúde. Felizmente, existem diversos tratamentos e atividades a serem incluídos na rotina, que são capazes de ajudar muito no bem-estar dos idosos. Listamos aqui 6 dicas para evitar o estresse em idosos. Continue lendo!

 

Principais sintomas de estresse em idosos

É complicado identificar quando um idoso está muito estressado, pois os sintomas se assemelham a outras situações ou doenças, mas existem alguns sintomas principais desse estresse, entre eles estão:

 

– Dores de cabeça

– Indigestão

– Indecisão

– Palpitações cardíacas

– Baixa concentração

– Dores nas costas

– Irritabilidade

– Nervosismo

 

É preciso estar atento aos sintomas e praticar atividades que reduzam esse estresse. Lembrando que, essas atividades que listamos são capazes de aumentar o bem-estar, porém é muito importante buscar acompanhamento médico adequado para cada caso, se necessário. Faça exames regularmente e tenha certeza do diagnóstico.

 

Como evitar o estresse em idosos?

É essencial que, caso o idoso for lúcido, ele opine sobre as suas atividades preferidas e sempre converse com as outras pessoas, a comunicação é muito importante em todas as situações. Ao se sentir amado, o idoso se sente parte do todo e se torna muito menos estressado e teimoso.

 

1 – Praticar atividades de lazer

Ter hobbies e praticar atividades de lazer como jogos, jardinagem e leitura, por exemplo, é importante para manter a vida social ativa, aumentando os momentos de alegria e bem-estar.

 

2 – Manter uma alimentação equilibrada

Manter uma alimentação equilibrada faz toda a diferença para um envelhecimento saudável, prevenção de doenças e disposição no dia a dia, auxiliando também no bem-estar e vitalidade dos idosos.

 

3 – Cuidar da saúde mental

Ter um acompanhamento psicológico auxilia muito no processo de envelhecimento e aceitação das mudanças que essa fase traz. Além disso, cuidar da saúde mental diminui os riscos de depressão e melhora a qualidade de vida, influenciando na diminuição do estresse.

 

4 – Praticar exercícios físicos

Fazer exercícios físicos e passeios ao ar livre pode prevenir doenças, além de fortalecer o corpo, diminuindo o risco de quedas e gerando mais vitalidade, o que é capaz de impactar diretamente no bem-estar e diminuir os níveis de estresse.

 

5 – Interagir com pessoas de várias gerações

Outra dica essencial é estar na presença de diferentes gerações, o que estimula a mente e a faz querer acompanhar as novidades a partir de opiniões e pontos de vista diferentes. Estar perto de amigos e familiares é muito importante para que a pessoa idosa se sinta bem, isso a faz sentir muito importante e gera uma confiança maior.

 

6 – Ter um pensamento mais positivo no dia a dia

Por último, porém uma das principais dicas, é manter um olhar positivo sobre a vida. Aceitar as situações com sabedoria e tranquilidade é capaz de diminuir os níveis de estresse. A velhice pode ser uma fase muito assustadora e estressante, mas ela é mais simples do que parece. Tratar as situações de forma mais leve e compreensiva, faz com que a vida flua muito bem, com mais amor e harmonia para o idoso e todos ao seu redor.

 

Se você tem um idoso por perto, seja um amigo ou ente querido, lembre-o sempre dessas dicas e esteja disposto a apoiá-lo. Com certeza o diálogo e essas dicas importantes serão capazes de ajudá-los na diminuição do estresse. Tenha muita paciência nessa fase e viva um dia de cada vez.

 

Já segue o Gran Giardino no Instagram? Clique aqui para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

 

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco