5 cuidados essenciais para a saúde do idoso no verão

5 cuidados essenciais para a saúde do idoso no verão 22 jan 2022

Por : Gran Giardino

5 cuidados essenciais para a saúde do idoso no verão

Uma estação alegre, que permite passeios ao ar livre e brincadeiras divertidas. Não é à toa que o verão é a estação preferida de muitas pessoas. Porém, se os cuidados não forem redobrados, esse período pode ser muito prejudicial, principalmente para a saúde do idoso.

É necessário que as pessoas adotem maiores cuidados e tenham muita atenção durante este período do ano. Por isso, separamos aqui, os 5 cuidados essenciais para a saúde do idoso no verão! Se você tem alguém da terceira idade por perto, atente-se às dicas para evitar complicações e manter o bem-estar nos dias mais quentes.

 

1 – Aumentar a hidratação

Em dias de calor intenso, o corpo tende a transpirar e desidratar mais rápido. No caso dos idosos, isso é ainda mais preocupante, pois na terceira idade o organismo possui uma porcentagem menor de água e a retenção de líquidos já não é mais tão eficiente quanto antes. A desidratação pode causar quedas de pressão, tontura e perda de consciência nos idosos.

Por esse motivo, é muito importante que os idosos bebam uma quantidade maior de água e demais líquidos durante o verão, mesmo quando não houver sede. Ofereça água, sucos e chás ao longo do dia, em horários específicos, para criar uma rotina de hidratação e tornar o ato um hábito programado.

O nosso metabolismo, de uma maneira geral, funciona bem melhor com a ingestão de água na quantidade adequada e, com os idosos, não poderia ser diferente! Além de prevenir doenças, a hidratação mantém o equilíbrio das funções corporais.

 

2 – Usar filtro solar

O uso de um filtro solar com alta proteção previne o aumento de manchas e queimaduras, além de proteger contra o câncer de pele, um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil devido à alta exposição solar durante anos. Braços, pernas e rosto são as regiões que ficam mais expostas ao sol e, por isso, ao aplicar o protetor solar no idoso, certifique-se de que ele ficou bem espalhado nessas regiões.

 

3 – Escolher roupas leves

Outro cuidado essencial durante o verão, é optar por roupas de tecido leve e, de preferência, cores mais claras. Para os idosos, os tecidos ideais são o algodão e a malha, pois eles são capazes de absorver melhor o suor, já que nessa época do ano a transpiração aumenta.

O excesso de calor cria um grande desconforto, não é mesmo? Se isso já acontece conosco, imagina com os idosos! Por isso, se você geralmente auxilia um idoso a se vestir, utilize as dicas dadas acima para garantir roupas adequadas durante a estação mais quente do ano.

 

4 – Priorize uma alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada também faz parte dos principais cuidados com idosos no verão! É importante priorizar o consumo de frutas, legumes e verduras, essenciais para repor os sais minerais perdidos na transpiração. Além disso, o ideal é adotar uma dieta baseada em alimentos leves e que facilitem a digestão, evite o consumo excessivo de carnes, frituras, açúcar, entre outros alimentos prejudiciais à saúde do idoso.

Cuidar da alimentação, de uma maneira geral, é muito importante, principalmente na terceira idade. Afinal, as necessidades nutricionais mudam, e a falta de apetite também pode sinalizar a presença de alguma disfunção do organismo, indicando um problema de saúde.

 

5 – Tenha cuidado com os exercícios

Por último, mas igualmente importante, tenha muito cuidado com a prática de atividades físicas com os idosos! No verão, é natural que os passeios ao ar livre se tornem mais frequentes, mas é importante atentar-se aos horários! Prefira atividades com o idoso logo pela manhã ou no final da tarde. Além disso, não se esqueça da aplicação do filtro solar e opte por chapéus ou bonés para aumentar a proteção contra o calor.

A prática de exercícios físicos na terceira idade é muito benéfica, mas é importante verificar quais são as atividades adequadas para o seu familiar idoso. Consulte sempre um médico e lembre-se: é preciso respeitar os limites de cada um.

Seguindo esses cuidados essenciais, vocês com certeza terão um verão maravilhoso e muito mais saudável! Quer conferir mais dicas de cuidados para a saúde do idoso? Fique de olho aqui em nosso blog e também lá no Instagram.

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência aos idosos, em um local amplo, aconchegante e seguro, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto de nossos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco