Para uma “velhice bem-sucedida”: conheça a gerontologia!

Para uma “velhice bem-sucedida”: conheça a gerontologia! 04 jun 2021

Por : Gran Giardino

Para uma “velhice bem-sucedida”: conheça a gerontologia!

Saúde na terceira idade não é apenas sobre envelhecer livre de doenças, mas também sobre não se sentir sozinho, ter ambientes sociais para frequentar, compreender as mudanças naturais de seu corpo, conhecer seus direitos, possuir uma arquitetura ambiental favorável para sua rotina e ter boas condições psicológicas. E para esta “velhice bem-sucedida”, existem os profissionais de gerontologia, que “administram” e planejam o envelhecimento de seu paciente, junto com sua família, de maneira que todos os tópicos citados (ou grande parte deles), sejam atingidos com sucesso.

Assim, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus hóspedes, o Gran Giardino Residencial Sênior agora conta com esta especialidade, em mãos da profissional, Cintia Rasera (também fisioterapeuta das unidades). Ela é responsável por planejar e organizar projetos que visam o bem-estar dos idosos, por meio de estudos, observação e dinâmicas que trabalhem a reabilitação motora e respiratória, além de questões voltadas à memória, estresse, atividades diárias e que previnam a comorbidade. “Analisar cada aspecto da rotina dos hóspedes é fundamental para o alcance de bons resultados, afinal, por vezes trabalhamos com idosos que já não apresentam vontade de viver e de fazer tarefas diárias simples, como vestir-se, alimentar-se ou caminhar”, conta a gerontóloga.

Ao contrário do geriatra, Cintia explica que o gerontólogo não cuida apenas da saúde do idoso, mas também de outros aspectos relacionados ao envelhecimento, no que diz respeito às condições biológicas, psicológicas e sociais, tanto do paciente, como de sua família. “Nosso trabalho é garantir qualidade de vida para os idosos em todos os aspectos, tornando a rotina mais leve e prazerosa nesta fase”, enfatiza.

A presença do gerontólogo é importante para identificar as necessidades do idoso e elaboração de atividades benéficas para o desenvolvimento de uma velhice saudável, com bons relacionamentos pessoais e interpessoais, além de também o conectar com outros profissionais que possam oferecer a assistência específica em cada caso.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com nossos telefones (19) 98196-8199, (19) 98708-2488 ou (19) 98818-5724.

Referências bibliográficas:

https://jornal.usp.br/universidade/gerontologo-ajuda-familias-a-administrarem-o-envelhecimento/

https://jornal.usp.br/universidade/estude-na-usp/cursos-da-usp-gerontologia-esta-de-olho-no-envelhecimento-do-pais/

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco