Exercícios físicos garantem uma vida mais saudável e de qualidade para diabéticos

Exercícios físicos garantem uma vida mais saudável e de qualidade para diabéticos 27 abr 2021

Por : Gran Giardino

Exercícios físicos garantem uma vida mais saudável e de qualidade para diabéticos

O organismo de uma pessoa com diabetes tem dificuldade de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para a metabolização da glicose que, em doses elevadas, pode resultar em complicações como retinopatia, amputação de membros por infecção, insuficiência renal, impotência sexual, entre outros. Para o tratamento da doença, medicação e uma alimentação saudável são essenciais, no entanto, a atividade física também pode ser uma grande aliada por ajudar a equilibrar toda a ação dos hormônios no corpo.

Movimentar-se tem conexão direta com a redução dos níveis de glicose no sangue. Ao nos exercitarmos, nossos músculos precisam de energia para que possam contrair e realizar o movimento desejado. Uma das principais fontes de energia que o corpo tem à disposição é a glicose, um importante carboidrato para o organismo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que diabéticos realizem ao menos 150 minutos de exercícios por semana.

Em pessoas com diabetes tipo 1, a prática tem um efeito benéfico inclusive sobre a expectativa de vida, além de prevenir o diabetes tipo 2 com alto risco para a saúde; recomenda-se que os treinos sejam aeróbicos com moderada intensidade. Já para portadores do diabetes tipo 2, os treinos devem incluir exercícios de resistência, de duas a três vezes por semana.

Outro benefício da prática de atividade física é a perda de peso, que proporciona melhora no controle do diabetes, do colesterol e da pressão arterial, além de aliviar a sobrecarga do quadril, joelhos, tornozelos e pés, facilitando a locomoção, diminuindo os riscos de lesão, aumentando a autoestima e contendo a ansiedade e os riscos de depressão.

As modalidades físicas mais aconselháveis são: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo e dança. Porém, é importante que antes de iniciar a prática, seja realizado um acompanhamento médico. Além disso, alguns cuidados devem ser tomados:

– Sempre meça a glicemia antes de sair de casa, durante o exercício e após a prática;
– Ingira bastante líquido, sais minerais e carboidratos, porém cuidado com os isotônicos, pois geralmente contêm grandes quantidades de açúcar;
– Não se exercite em jejum;
– Faça pequenas refeições antes e depois dos exercícios;
– Não se exercite no pico da ação da insulina;
– Não aplique insulina nos músculos que serão exercitados;
– Carregue com você sempre um alimento fonte de carboidrato;
– A qualquer sinal de mal-estar durante o treino, interrompa-o imediatamente.

No Gran Giardino Residencial Sênior nossos hóspedes contam com supervisão médica 24 horas por dia, refeições elaboradas por uma nutricionista especializada e com atendimento coletivo e individual de fisioterapia e terapia ocupacional, estimulando-os a se movimentarem cada vez mais.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com nossos telefones (19) 98196-8199, (19) 98708-2488 ou (19) 98818-5724.

Referências bibliográficas:

Entenda tudo sobre a importância do exercício físico na Diabetes


http://www.diabetes.med.br/importancia-da-pratica-de-atividade-fisica-para-diabeticos/

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