A voz também envelhece?

A voz também envelhece? 19 abr 2021

Por : Gran Giardino

A voz também envelhece?

O processo de envelhecimento traz inúmeras transformações ao nosso corpo, inclusive à nossa voz. De acordo com a fonoaudióloga do Gran Giardino, Sabrina Tobaldini, com o passar dos anos modificações naturais ocorrem na laringe e nas estruturas envolvidas na fonação, o que explica características específicas encontradas nas vozes de pessoas idosas, como tremulação, rouquidão e pouca projeção.

A alteração natural da voz decorrente do envelhecimento recebe o nome de Presbifonia e ocorre porque as pregas vocais vão se atrofiando e arqueando, ao passo que a musculatura da laringe vai ficando cada vez mais flácida. “Esse processo geralmente acontece a partir dos 65 anos, mas depende das condições gerais de cada indivíduo em relação a saúde física e emocional”, explica Tobaldini.

Profissionais aposentados que utilizaram a voz como meio de trabalho, sem adotarem cuidados diários indicados por um fonoaudiólogo, sejam professores, locutores ou cantores, podem ter o processo de envelhecimento da voz agravado. Além disso, indivíduos com hábito de fumar, uso abusivo de álcool e má alimentação, também são frequentemente atingidos pela Presbifonia, que apesar de ser natural, não afeta a todos os idosos. Para além dos casos citados, a fonoaudióloga destaca que “pacientes com Alzheimer ou que passaram por uma quimioterapia, também podem desenvolver a Presbifonia com certo nível de agravamento ou de maneira mais precoce”.

Por fim, a profissional destaca alguns hábitos de prevenção e tratamento da Presbifonia, são eles:

– Beber água regularmente;
– Evitar alimentos condimentados e o excesso de leite e derivados;
– Diminuir a ingestão de cafeína;
– Manter uma postura corporal adequada;
– Evitar falar muito alto, gritar ou conversar por longos períodos;
– Praticar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal;
– Realizar acompanhamento fonoaudiólogo.

Em abril, no dia 16, foi celebrado o Dia Mundial da Voz. O objetivo, assim como o de nossa matéria, é conscientizar sobre os cuidados com a voz, principal forma de comunicação utilizada pelos seres humanos. Zelar e cuidar da voz de nossos idosos é necessário, afastando-os do isolamento social e depressão. Por isso, no Gran Giardino Residencial Sênior nossos hóspedes contam com terapias fonoaudiólogas para auxiliá-los a preservar a voz e a audição.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com nossos telefones (19) 98196-8199, (19) 98708-2488 ou (19) 98818-5724.

Referência bibliográfica:

Envelhecimento vocal: descubra o que é a presbifonia

Como é o Tratamento Para Presbifonia?


https://www.einstein.br/noticias/noticia/cuidado-envelhecimento-voz

A importância da voz

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

Gran Giardino Residencial Sênior

Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

Saiba Mais

Fale Conosco