A importância do cuidador na saúde do idoso

A importância do cuidador na saúde do idoso 31 mar 2021

Por : Gran Giardino

A importância do cuidador na saúde do idoso

Cuidar é muito mais que um ato, é uma atitude que requer conhecimento e responsabilidade, mas também afetividade. Por isso, o cuidador é peça fundamental na tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável, com segurança e bem-estar.

O trabalho do cuidador é promover a independência e prestar assistência emocional e física, o que exige desse profissional uma série de características para desempenhar bem esse papel, tais como:

Paciência: é preciso compreensão com as limitações do idoso, auxiliando-o da melhor maneira possível;

Empatia: é preciso se colocar no lugar do idoso, para entender seus sentimentos, anseios e dores;

Atenção: é preciso estar atento ao idoso, para cuidar de forma adequada das suas necessidades e perceber alterações no seu comportamento;

Conhecimentos específicos: é preciso conhecer técnicas para exercer o trabalho com segurança e lidar com o estado de saúde e o estilo de vida de cada idoso.

As principais atribuições de um cuidador são:

 Fazer companhia ao idoso, proporcionando atividades que o entretenham, tragam alegria e bem-estar, como conversar, caminhar, realizar trabalhos manuais, tomar sol etc.;

 Ministrar as medicações necessárias de acordo com a dosagem e com os horários definidos pelo médico;

 Ajudar o idoso com suas atividades domésticas, inclusive na hora de preparar e servir as refeições;

 Zelar o ambiente no qual o idoso vive, para que se mantenha limpo e organizado, prevenindo acidentes;

 Garantir o bem-estar do idoso de um modo geral, sendo vigilante para que ele se mantenha confortável, bem alimentado e devidamente medicado;

 Estimular sua autonomia;

 Caso necessite, auxiliar o idoso em sua higiene pessoal, realizando a troca de fraldas, dando banho e escovando os dentes.

O cuidador de idosos deve não apenas ter ou buscar a formação em faculdades e cursos técnicos, mas também procurar se atualizar de forma permanente, de modo a estar sempre sintonizado às necessidades do idoso e da família.

Atualmente, é uma das profissões que mais cresce no Brasil. Tão importante e essencial, que tem seu dia comemorado anualmente, em 20 de março – com intuito contribuir para sua valorização, como também, conscientizar a sociedade e difundir conhecimentos a respeito aos cuidados com o idoso.

O Gran Giardino parabeniza e agradece a todos os cuidadores de idosos, em especial, aos que trabalham em nossas unidades, cuidando dos nossos hóspedes com todo amor, carinho e dignidade.

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

Gran Giardino Residencial Sênior

Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

Saiba Mais

Fale Conosco