A conquista da felicidade na melhor idade

A conquista da felicidade na melhor idade 23 mar 2021

Por : Gran Giardino

A conquista da felicidade na melhor idade

Uma das principais buscas humanas é ser feliz, ou seja, alcançar o grau mais elevado de satisfação em relação a si mesmo e estar em plenitude com a forma que leva a vida.  Mas, afinal, o que é ser feliz? Essa é uma pergunta que não possui uma resposta exata, pois tem caráter subjetivo, afinal, para cada indivíduo a felicidade está em fatores distintos.

Pesquisas realizadas por economistas, em 80 países, com mais de 2 milhões de pessoas, descobriram um padrão constante na busca pela felicidade. Os pesquisadores notaram uma curva em formato da letra U: a felicidade é maior no início da vida, começa a diminuir aos longos dos anos, chega ao seu ponto mais baixo em torno dos 45 anos e depois começa a subir, ou seja, as pessoas mais jovens e as mais velhas são as mais felizes.

 

E como acontece a conquista da felicidade na terceira idade?

 

Para os mais de 60 anos, o tempo é o verdadeiro capital, pois não querem, e não podem, mais desperdiçá-lo.

Passam a ser quem realmente são, não se preocupam mais com o que os outros vão pensar sobre o que falam ou fazem, aprendendo a levar a vida com mais leveza.

E finalmente, descobrem que a liberdade é a melhor rima para felicidade, afirma Mirian Goldenberg, Professora Titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e autora dos livros “A bela velhice”, “Corpo, envelhecimento e felicidade”, “Velho é lindo!”, entre muitos outros.

 

E por que demoramos tanto tempo para descobrir isso?

Quando criança, aprendemos que devemos conhecer o mundo e criar nossa imagem conforme ele nos apresenta e, com isso, deixamos de lado o nosso universo interior. Durante a terceira idade, nos autoconhecermos se faz mais importante, tornando um momento para voltar-se a si mesmo e despertar para como viver a velhice em plenitude.

No Gran Giardino incentivamos o autoconhecimento e a descoberta de como envelhecer feliz e em plenitude, mostrando aos hóspedes o valor de viver a terceira idade da melhor maneira, mesmo com suas limitações. Quando necessário, indicamos a psicoterapia, para atuar como facilitadora nesse processo.

Quer saber mais sobre o Gran Giardino Residencial Sênior? Entre em contato conosco e agende para conhecer nossos serviços e instalações.

 

Referências

https://www.youtube.com/watch?v=CRos__CXTUo

https://www.youtube.com/watch?v=j5RzprEEH4A

https://www.ibccoaching.com.br/portal/qualidade-de-vida/faca-o-que-for-necessario-para-ser-feliz/

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

Gran Giardino Residencial Sênior

Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

Saiba Mais

Fale Conosco