Alongamento para idosos: os benefícios da atividade na terceira idade

Alongamento para idosos: os benefícios da atividade na terceira idade 15 mar 2021

Por : Gran Giardino

Alongamento para idosos: os benefícios da atividade na terceira idade

Quando falamos em atividade física, sempre pensamos em ganho de massa muscular e condicionamento, mas outro importante exercício é o alongamento, fundamental para a amplitude articular – capacidade das articulações de realizar grandes movimentos, que com o envelhecimento diminui.

Por ser um uma atividade de baixo risco e impacto, é ideal para ser realizada na terceira idade e deve ser inserida na rotina diária, para que o corpo se habitue e comece a relaxar mais as articulações. É importante que os limites do corpo sejam respeitados, até que se consiga realizar os movimentos com a amplitude completa.

É recomendada a prática pela manhã, ao acordar – de 15 a 20 minutos – ajudando a despertar o sistema musculoesquelético, que relaxa enquanto dormimos. Dessa forma, o corpo não sofre o choque da mobilidade que está prestes a enfrentar durante o dia.

O alongamento promove o bem-estar do idoso e permite que ele realize suas tarefas diárias com mais autonomia e disposição. Os principais benefícios da pratica na terceira idade são:

  • Aumento da força muscular;
  • Restauração da amplitude dos movimentos;
  • Aumento do equilíbrio, evitando quedas;
  • Melhora da coordenação motora, facilitando a realização das atividades rotineiras;
  • Redução das dores e dos desconfortos musculares;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Redução do peso, pois estimula o metabolismo;
  • Melhora cognitiva (atenção, memória, agilidade e humor), proporcionando aumento no tempo de reação e otimização da memória.

Existe diferentes tipos de alongamentos, mas todos eles com a capacidade de melhorar a flexibilidade, aumentando o comprimento da fibra muscular. Os mais comuns na terceira idade são:

Alongamento para as pernas e os pés: consiste em alongar os músculos dos pés, facilitando a locomoção e evitando dores. Esse exercício torna a caminhada mais fácil e menos desgastante;

Alongamento dos braços: consiste em tornar mais flexíveis os músculos dos braços, de forma que atividades rotineiras, como limpar a casa ou lavar a louça, possam ser executadas com mais facilidade;

Alongamento do pescoço: consiste em aliviar os pontos de tensão provocados por estresse, ansiedade e por doenças como a fibromialgia. Além disso, contribui para que o idosos tenha mais flexibilidade nos movimentos de olhar de um lado para outro.

No Gran Giardino Residencial Sênior os exercícios de alongamento fazem parte das atividades da fisioterapia, que acontece 2x por semana, nas unidades I e II.  Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e agende para conhecer nossas instalações.

 

Referências

https://www.cuf.pt/mais-saude/alongamentos-tudo-o-que-deve-saber

https://www.apsen.com.br/extima/longamento-para-idosos/

https://corpoacorpo.com.br/fitness/treino-sob-medida/acorda-corpo-entenda-por-que-e-importante-alongarse-de-manha/11474

 

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