Os benefícios da arteterapia para idosos

Os benefícios da arteterapia para idosos 06 mar 2021

Por : Gran Giardino

Os benefícios da arteterapia para idosos

Que tal estimular o corpo e a mente por meio da arte? Ou quem sabe, passar pelas mudanças da terceira idade de forma mais plena? Essa é a proposta da arteterapia, uma das práticas terapêutica oferecidas pelo Gran Giardino, que desempenha um papel importante na saúde e no bem-estar dos idosos

As atividades visam ser um veículo de expressão do ser humano, além do verbal, atingindo níveis inconscientes da psique, onde se encontram emoções difíceis de serem demonstradas com palavras. É possível libertar, de forma lúdica, os traumas, as dores, as rejeições e os medos, possibilitando a elaboração desse conteúdo de forma sutil e plena.

Os benefícios são diversos, pois ela atua no fator emocional, ajudando os idosos a expressarem suas emoções com alegria. Além disso, a arteterapia diminui os níveis de estresse e ansiedade, estimula a criatividade, o desenvolvimento psicológico e as atividades cognitivas de forma geral.

Nas oficinas de arteterapia para idosos do Gran Giardino, utilizamos diversas técnicas de expressão, como desenhar, colorir, pintar, colagem, modelagem, bordado, poesia, entre outras. Sem priorizar a estética, valorizamos a liberdade de expressão, dentro de um processo terapêutico transformador.

“Seguimos um cronograma com atividades pré-estabelecidas, condizendo com o tema mensal, como por exemplo o mês de fevereiro, que trabalharemos o carnaval, no qual iremos confeccionar enfeites e comidas típicas para o baile com os hóspedes”, comenta Marcelly, recreadora da unidade I.
Planejamos também a escolha dos materiais utilizados nas oficinas. “Nos atentamos ao perfil dos hóspedes, afinal cada um se identifica melhor com um material. Na maioria das vezes, utilizamos tinta líquida aplicada em diversos materiais, ela traz fluidez para as atividades, permitindo a expressão espontânea. Isso ajuda expor sentimentos e experiências vividas, além de estimular a criatividade, uma vez que é possível criar novas cores”, acrescenta recreadora da unidade II, Mariana.
A expressão artística busca ser uma forma de elaboração do conteúdo imaginário em objeto concreto. A arte contém uma linguagem universal e proporciona um canal singular de expressão dos afetos, fantasias, sonhos, conflitos e ressignificação de suas vidas, até o momento presente. “Na atividade de musicalização, por exemplo, os hóspedes externam seus sentimentos chorando ou sorrindo, e vivenciam momentos de prazer, ouvindo e cantando as músicas”, explicam as recreadoras.

A arteterapia, também auxilia na reabilitação dos movimentos, uma vez que os trabalhos são manuais e corporais. As atividades são realizadas em grupos, visando estimular interação social e proporcionar uma melhora na autoestima e na autoconfiança dos idosos.

No Gran Giardino Residencial Sênior, nossos hóspedes “pintam e bordam”, com diversas atividades, que deixam a rotina mais leve e bonita. Tudo sob o acompanhamento da nossa equipe, composta por profissionais qualificados e dedicados em oferecer um atendimento digno e humanizado, com muito cuidado, carinho e respeito.

Acompanhe nosso dia do dia nas redes sociais, acesse nosso Facebook e Instagram.

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco