5 dicas para manter a autoestima na melhor idade

5 dicas para manter a autoestima na melhor idade 30 dez 2020

Por : Gran Giardino

5 dicas para manter a autoestima na melhor idade

Com a chegada da terceira idade, o aparecimento de rugas, eventual perda dentária, aposentadoria, falecimento de entes queridos e outros fatores ligados ao envelhecimento, é comum que as pessoas percam a confiança e autoestima.

No entanto, apesar das significativas mudanças, a melhor idade não deve ser encarada como um problema ou motivo de vergonha. Desta forma, é importante motivar os idosos a realizarem atividades que gostam, cuidar da aparência e manter o convívio com amigos e familiares. Afinal, independentemente da idade, o amor próprio e a autoestima sempre devem ser cultivados.

Confira algumas práticas que auxiliam neste processo:

1. Cuidado com a aparência
Estabelecer relações de autocuidado é o primeiro passo para a autoestima. Não é preciso ser uma pessoa super vaidosa, basta manter cuidados básicos com higiene e aparência, como pintar o cabelo, comprar uma roupa nova, usar um perfume ou um simples batom.

2. Relações sociais
Indispensável para manter e gerar felicidade para qualquer pessoa, as relações sociais são prioridade em qualquer idade. Seja no almoço com a família, reunião com amigos ou atividades recreativas em grupo, o importante é manter as interações com as pessoas ao redor.

3. Cuidado com a saúde
Ter bons hábitos para a saúde auxiliam para a melhoria do humor e confiança. Alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e rotina de exames, são alguns itens que devem ser mantidos em dia.

4. Exercícios físicos
Curtos exercícios diários podem ser fonte de autoestima. Apesar de algumas limitações ocasionadas pelo envelhecimento, praticar atividades físicas, respeitando os próprios limites e com acompanhamento profissional, é sempre indicado.
Caminhada, hidroginástica e pilates são algumas sugestões para manter corpo e mente saudáveis.

5. Hobbies
A aposentaria é uma excelente fase para desenvolver novos hobbies, como cozinhar, desenhar, pintar, tocar um instrumento, dançar, ler etc. Nunca é tarde para aprender algo novo!

No Gran Gardino temos uma equipe especializada para garantir alimentação equilibrada, práticas físicas adequadas e interações sociais saudáveis. Tudo para o bom envelhecimento de nossos hospedes. Fale conosco e saiba mais!

Referência:
https://www.direitodeouvir.com.br/blog/autoestima-terceira-idade#:~:text=Ignor%C3%A1%2Dlas%20e%20manter%2Dse,bem%2Destar%20f%C3%ADsico%20e%20mental

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco