Atividade física reduz o risco de demência

Atividade física reduz o risco de demência 27 nov 2020

Por : Gran Giardino

Atividade física reduz o risco de demência

Caracterizada pela perda progressiva da capacidade intelectual e a deterioração da cognição, a demência compromete a capacidade de nos relacionarmos com o ambiente, compreender informações e tomar decisões. Por isso, ela é uma das principais causas de dependência e incapacidade entre idosos. Seu início e progressão são resultados do estilo de vida com comportamentos sedentários.

Estudos mostram que a atividade física é uma estratégia para manter a saúde cognitiva no envelhecimento, reduzindo o risco de demência em 28%. Praticados regularmente, os exercícios ajudam a aumentar as conexões neurais no hipocampo, área responsável pela aprendizagem, concentração, memória e sono.

Idosos a partir dos 65 anos devem praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividades moderadas ou intensas, aliadas a uma dieta saudável e equilibrada, mantendo os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar no sangue dentro da normalidade. Outras medidas, como não fumar e não abusar do álcool, também ajudam a reduzir o risco de desenvolver a doença. Quem tem sinais de demência e começa a praticar exercícios também se beneficia, podendo reverter o quadro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), hábitos que protegem o cérebro, também protegem o coração. Iniciar uma atividade física, mesmo após os 70 anos, traz inúmeros benefícios:

– Reduz risco de infarto;

– Aumenta o tempo de vida;

– Melhora a flexibilidade, força muscular e condicionamento físico;

– Reduz o risco de quedas;

– Reduz a osteoporose;

– Melhora do sono;

– Reduz a ansiedade e melhora o humor;

– Controla o diabetes e a pressão arterial;

No Gran Giardino temos uma equipe especializa no cuidado com a saúde física e mental, sempre buscando promover longevidade, vitalidade e independência para com nossos hóspedes.

 

Referência

https://drauziovarella.uol.com.br/neurologia/exercicio-fisico-reduz-risco-de-demencia-diz-oms/

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2020/08/06/atividade-fisica-regular-pode-reduzir-risco-de-demencia-em-28percent.ghtml

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/07/25/atividade-fisica-previne-a-demencia.ghtml

 

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

Gran Giardino Residencial Sênior

Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

Saiba Mais

Fale Conosco