Saúde mental na terceira idade: prevenção e diagnóstico

Saúde mental na terceira idade: prevenção e diagnóstico 22 jul 2020

Por : Gran Giardino

Saúde mental na terceira idade: prevenção e diagnóstico

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil conta com a 5ª maior população idosa do mundo. Esse fato aponta para o destaque da necessidade de existirem cuidados preventivos e de tratamento para com os idosos, quando se trata também da saúde mental.

Com o avanço da idade, uma série de doenças relacionadas ao envelhecimento aparecem, incluindo algumas doenças neurológicas, transtornos cognitivos e o agravamento de alguns transtornos mentais.

Principais doenças e sintomas

Alzheimer

Uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves, como a perda de memória remota, ou seja, dos fatos mais antigos, bem como irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Ansiedade

A ansiedade é um sentimento comum pelo qual todos passamos, mas quando ela se torna frequente, já é vista como um distúrbio. Os sintomas são: preocupação intensa, excessiva e persistente, além do medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Bipolaridade

O transtorno bipolar é uma doença mental que pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é na terceira idade que ela se torna muito mais perigosa e difícil de tratar. A bipolaridade afeta o comportamento da pessoa, fazendo com que ela oscile entre períodos de bom humor seguidos de tristeza e depressão.

Demência

Demência é o declínio geral das habilidades mentais, como memória, linguagem e raciocínio que pode interferir nas atividades normais da pessoa e seus relacionamentos. Pessoas com demência podem se tornar confusas, incapaz de lembrar as coisas ou perder habilidades que antes tinham, incluindo nas tarefas do dia a dia. Às vezes, podem não reconhecer familiares ou amigos e apresentar comportamento agitado.

Depressão

Considerada o mal do século, não poupa ninguém, e os idosos são mais suscetíveis. De acordo com estudos, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Os sintomas incluem angústia, sensação de vazio, tristeza, diminuição da concentração, problemas de memória, perda ou ganho de apetite e até problemas como dores corporais.

Diagnóstico

É preciso atentar para alguns sinais e buscar o diagnóstico precoce, que começa como qualquer busca de uma doença: por meio de uma consulta. Nela os idosos e seus familiares irão relatar os episódios acontecidos.

Em primeiro lugar o médico conversa com o paciente. Depois, o médico tem uma conversa com a família e cuidadores para facilitar o entendimento dos sintomas, vendo as divergências do ponto de vista com o paciente.

É importante fazer também uma avaliação neuropsicológica, que realiza exames e testes mais objetivos para percepção dos sintomas de doenças mentais.

Prevenção

A prevenção começa antes mesmo do envelhecimento. Ações básicas do dia a dia podem ser tomadas para ter uma vida mais saudável e bem-estar em qualquer idade, como ter uma dieta balanceada, exercícios físicos, boa manutenção do sono e bons relacionamentos.

Outro fator preponderante é a socialização. A convivência em grupo retira o idoso da reclusão e da monotonia, o inserindo em um contexto de acolhimento e aconchego, dando a chance de fazer novas amizades, trocar experiências e interagir.

No Gran Giardino temos uma equipe especializada para dar todo cuidado e atenção que os hóspedes precisam e merecem! Aproveite a visita e conheça nossa equipe!

 

Referências

https://www.saude.ce.gov.br/2020/01/30/atencaoa-saude-mental-dos-idosos-precisa-ser-redobrada/

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco