Lazer para idosos: como atividades recreativas podem proporcionar um envelhecimento saudável

Lazer para idosos: como atividades recreativas podem proporcionar um envelhecimento saudável 26 fev 2020

Por : Gran Giardino

Lazer para idosos: como atividades recreativas podem proporcionar um envelhecimento saudável

A chegada da terceira idade para muitos está condicionada apenas a descansar e ver os anos se passarem, com atividades monótonas e desinteressantes, como ficar sentado no sofá assistindo TV. Mas, essa fase da vida é muito mais do que isso e pode ser sim ser muito bem aproveitada e produtiva, afinal, como o próprio nome remete, ela é o início de um novo nível, um novo momento da vida, de descobertas e redescobertas sobre si e o mundo.

As atividades recreativas são uma forma de preencher esses momentos, de forma a proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. Além de servirem para melhorar o humor e a qualidade de vida, outros benefícios também são facilmente percebidos, como a melhora da coordenação motora, concentração e agilidade das capacidades cognitivas.

Com essas atividades fica mais fácil evitar problemas de saúde comuns ao envelhecer. De acordo com o IBGE, quase metade dos idosos brasileiros sofre de mais de uma doença crônica e, entre elas, uma das mais graves é a depressão, que acomete idades entre 60 e 64 anos, cerca de 11,1%, entre os 11,2 milhões de brasileiros diagnosticado com a doença.

Para ajudar a escolher uma atividade e evitar esses problemas, separamos algumas das que trazem mais benefícios, confira!

Quebra-cabeças

Além de ser uma atividade divertida e que ocupa bastante tempo, montar quebra-cabeças é uma forma de estimular a percepção, o raciocínio e a concentração.

Bingo

O bingo já é um clássico! Divertido e simples, ele não só estimula o convívio com outras pessoas, como contribui para a saúde mental e ajuda a trabalhar a capacidade de percepção, agilidade e tempo de reação dos idosos.

 

Musicoterapia

Usando a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), a musicoterapia ajuda na restauração do equilíbrio físico, psicológico e espiritual, sendo uma ferramenta importante para aumentar o bem-estar e melhorar sua saúde. Ela pode ser feita só com um musicoterapeuta ou com uma equipe de saúde multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fisioterapeutas e outros.

Artesanato

Seja por meio da pintura, desenho, escultura ou decoração de objetos, o artesanato é uma atividade ótima para pessoas de qualquer faixa etária. Além de relaxante, o artesanato melhora as habilidades motoras e a coordenação, permiti que a pessoa se expresse e tenha mais autoconhecimento, fatores importantes para evitar a solidão e a depressão.

Oficinas de culinária

Nas oficinas de culinária, os idosos exercitam a memória e atenção fazendo pratos que gostam e que podem ser consumidos por eles mesmos. Quando feitas em grupos, elas também estimulam a criação de novos laços afetivos, muito benéfico para a saúde emocional.

 

Dança

Dançar é uma atividade que une diversão, exercícios físicos e interação com outras pessoas. Por meio da dança, os idosos podem formar grupos de amigos, garantindo o benefício das relações afetivas, além de serem capazes de manter a saúde do corpo.

Ioga

A ioga é uma atividade leve que trabalha com exercícios de postura, equilíbrio, flexibilidade, respiração, meditação e concentração. Além dos benefícios físicos, ela também ajuda muito na parte espiritual e emocional, aliviando o estresse e relaxando corpo e mente. Apesar de ser uma atividade de baixo impacto, os idosos que querem começar a praticá-la devem consultar um médico antes para saber se podem realizar todos os exercícios.

Jogos de cartas e de tabuleiro

O baralho incentiva a competição, o espírito de equipe e a superação de desafios. A diversão é complementada pelo exercício da atividade mental, que trabalha o raciocínio lógico e rápido, além do planejamento para jogadas estratégicas, mantendo a capacidade cognitiva em dia.

 

Referência:

https://www.saude.rj.gov.br/atividade-na-terceira-idade/noticias/2016/10/oito-ideias-de-atividades-recreativas-para-idosos

 

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco