Qual a importância do geriatra para a terceira idade?

Qual a importância do geriatra para a terceira idade? 16 ago 2019

Por : Gran Giardino

Qual a importância do geriatra para a terceira idade?

De acordo com o IBGE, em 2018 o Brasil chegou a marca de 208,4 milhões de pessoas. Entre os dados recentemente divulgados, destaca-se o número de idosos, que cresce gradativamente e alcançou a marca de 13% da população, enquanto a taxa de natalidade diminui.

Já há alguns anos, a terceira idade passou a ser popularmente conhecida como a “melhor idade”, afinal, o idoso que se cuida consegue levar uma vida saudável e sem restrições de atividades. Para que isso ocorra, é muito importante que homens e mulheres tenham o acompanhamento de médico geriatra.

A geriatria é uma especialidade da medicina relativamente recente. O profissional utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também tratam de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas.

Fora isso, o acompanhamento geriátrico é importante para evitar problemas relacionados à polifarmácia, medicamentos que interagem entre si ou, até mesmo, que não devem ser ingeridos juntos, o que acontece rotineiramente quando são consultados vários médicos, de segmentos diferentes.

Apesar de ser um especialista recomendado para pessoas na terceira idade, a primeira consulta com um geriatra deve acontecer com 60 anos ou até menos. O acompanhamento prévio é chamado de geriatria preventiva e acontece com check-ups, exames e consultas para tirar dúvidas sobre o que está por vir.

No Gran Giardino, nossos hóspedes contam com o acompanhamento da Dra. Mariana Kairalla Andreazzi, médica geriatra e uma das proprietárias do residencial.  Quer saber mais? Venha nos fazer uma visita!

 

Buscar no site

Newsletter

Envie o seu e-mail e receba sempre as novidades
do Gran Giardino Residencial Sênior.

    Gran Giardino Residencial Sênior - Gran Giardino Residencial Sênior

    Gran Giardino Residencial Sênior

    Nosso objetivo é promover longevidade, vitalidade e independência, com uma sede ampla, aconchegante e segura, em um terreno repleto de árvores, com toda a infraestrutura necessária para a saúde e conforto dos hóspedes. Agende uma visita.

    Saiba Mais

    Fale Conosco